INTRODUÇÃO, 10
A) Apontamentos iniciais, 10
A.1) Reavaliando dicotomias, 13
A.2) Desdobramentos: as redes futebolísticas, 18
A.3) Questões metodológicas, 21
B) O olheiro e o antropólogo: por uma produção dialógica de conhecimentos, 26
B.1) Conversa com Eduardo (parte 1), 26
B.2) Conversa com Eduardo (parte 2), 31
C) Estrutura da dissertação, 36
CAPITULO 1 – Sobre “quem participa do rateio”: o universo relacional varzeano, 48
1.1) Clube Desportivo Municipal Cidade Líder, 41
1.2) Programa Mais Esporte no Segundo Tempo, 45
1.3) Políticas sociais de esporte, 49
1.4) CDM, violência, crime e tráfico, 60
1.5) Silva e Jaílson: duas trajetórias futebolísticas, 65
1.6) Sobre amadores e profissionais, 74
ICONOGRAFIA, 83
CAPITULO 2 – “Meu professor é a bola”: ensino e aprendizado de futebol, 87
2.1) Sobre a rotina da escolinha: saber prático versus saber teórico, 88
2.2) Os treinamentos, 96
2.3) Alguns sentidos da prática futebolística, 102
2.4) Jovens jogadores, jovens trabalhadores, 105
2.5) As redes de relações futebolísticas, 107
2.6) Dom: o algo a ser multiplicado, 119
2.7) A reciprocidade do dom, 124
2.8) O aprendizado fora da escolinha, 128
2.8.1) Os futebóis de rua, 139
2.8.2) O futebol no espaço do bar, 142
2.8.3) O futebol de videogame, 146
ICONOGRAFIA, 154
CAPITULO 3 – Os universos do futebol: o que cabe em uma rede, 163
3.1) Alguma questões sobre conexões e redes,163
3.2) “O agente FIFA filho de Guaianases” e seus primeiros passos, 165
3.2.1) “Sempre assim, todo mundo quer ser meia ou atacante”, 170
3.2.2) O modelo exógeno do Grupo Pão de Açúcar, 177
3.2.3) “Uma parceria bem com a cara do Corinthians”, 178
3.2.4) “Daqui três anos eu vou ser uma marca”, 181
3.2.5) “Vou ter um empresário, agente, procurador, assessor…”, 183
3.3) “O mundo do futebol é muito estreito”: a escolinha do Botafogo de Guaianases, 185
3.3.1) Início do evento do Dia das Mães, 187
3.3.2) Sobre o Grêmio Botafogo de Guaianases, 188
3.3.3) Sobre a Escolinha Comunitária de Futebol, 189
3.3.4) As relações entre futebol e política, 199
3.3.5) Encerramento do evento do Dia das Mães, 203
3.4) “A diferença é uma cidade inteira”: Pequeninos do Jockey e Ferraz de Vasconcelos, 206
3.4.1) “Bom de bola, melhor na escola”, 206
3.4.2) “Um por todos, todos por um. Um, dois, três… FERRAZ!”, 209
ICONOGRAFIA, 220
CONSIDERAÇÕES FINAIS: ou A Incrível História do Famoso Goleiro Vitor, 231
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 237
ANEXOS, 245
Anexo 1) O projeto Mais Esporte, 246
Anexo 2) Celso e o bar do CDM Cidade Líder, 247
Anexo 3) Fotos do baú do ex-jogador Silva, 249
Anexo 4) Revista Placar (agosto de 1979), 251
Anexo 5) A história de David, 252
Anexo 6) Quadro tático utilizado no CDM Cidade Líder, 255
Anexo 7) Características do bom jogador, 256
Anexo 8) Principais características físicas por posição, 257
Anexo 9) Modelo de Procuração, 258
Anexo 10) “Periferia na mídia”: a visita de Neto ao Botafogo de Guaianases, 259
Anexo 11) Copa Vale Histórico, 261
Anexo 12) Certificado conferido aos participantes da Copa São Lourenço, 262
Anexo 13) Sobre chuteiras, 263