Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9788559964424

Mulheres impedidas

A proibição do futebol feminino na imprensa de São Paulo
Ano

2017

Páginas

246

Editora

Drible de Letra

Sinopse

“O livro, originalmente escrito como uma dissertação de mestrado, está ancorado em uma minuciosa pesquisa empreendida em cinco periódicos de grande circulação. A dedicação e o cuidado na garimpagem destas fontes merece destaque porque revela informações pouco visibilizadas e porque faz ver que a proibição não impediu que as mulheres fizessem do futebol um lugar delas.

Ao perscrutar esses jornais a autora reuniu dados que possibilitam novas pesquisas, olhares e análises. Mas o mérito da pesquisa não se resume à identificação e à seleção de reportagens que referem o futebol de mulheres. O diálogo estabelecido com outras fontes no intuito de se aproximar do que aconteceu, de entender o contexto e de examinar rupturas e permanências confere ao texto várias positividades dentre elas o ineditismo da pesquisa e a sua densidade analítica.

A obra revela ainda o processo de constituição de uma pesquisadora visto que nele ecoam as várias etapas cumpridas no processo formação de uma aluna de pós-graduação: as discussões realizadas nas disciplinas cursadas, as atividades junto ao grupo de pesquisa que a acolheu, o diálogo com pesquisadores/as, as trocas efetivadas na apresentação do estudo em congressos, enfim, em todas as situações nas quais o tema mulheres e futebol esteve em pauta. Situações peculiares que contribuíram para que Giovana Capucim e Silva se constituísse como a autora deste livro e por meio dele expressasse suas convicções políticas e suas intencionalidades pedagógicas.

Em tempos nos quais se reacendem perspectivas reacionárias e de pouca aceitação à diversidade, ler esse livro é fundamental para que possamos reunir argumentos capazes de minimizar a violência impetrada às mulheres que escapam àquilo que culturalmente é representado como esperado, desejado e aceito. Apropriar-se de seu conteúdo é tarefa necessária para quem deseja fomentar o reconhecimento e a valorização do lugar das mulheres na história do futebol brasileiro porque é isso que a autora faz. E faz muito bem” – Silvana Vilodre Goellner.

Referência

SILVA, Giovana Capucim e. Mulheres impedidas: A proibição do futebol feminino na imprensa de São Paulo. Rio de Janeiro: Drible de Letra, 2017.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A