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ISSN 2316-932X

Identificação e diferença na construção de identidades culturais de torcedores rivais dos três grandes clubes da cidade do Recife: entre a defesa e o ataque em interações sociais virtuais

Número

n. 2

Ano

2014

Volume

v. 3

Área de concentração

Gestão do Esporte

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 85-96

Arquivos

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar como os mecanismos de identificação e a diferença são usados na construção das identidades de torcedores de clubes de futebol em interações em redes sociais, principalmente a partir da presença de torcedores rivais e como estes são vistos e significados pelo outro. Para tal fim, fizemos uma netnografia da comunicação, que nos permitiu acessar e analisar interações sociais de torcedores dos três principais clubes da cidade de Recife: Sport, Náutico e Santa Cruz. A coleta de dados se deu na rede social Facebook, nos perfis das principais torcidas destes clubes (SportNet, TimbuNet e CoralNet), bem como no perfil de um dos autores. Como resultado, as categorias empíricas revelam o processo de identificação como o modo como estes torcedores direcionar suas participações em direção aos grupos sociais aos quais pertencem, bem como em torno do time que torcem, a partir de demonstrações de incentivo, exaltação e defesa de seus interesses. Estas ações compartilham e fortalecem traços comuns, ao mesmo tempo em que rivais são ridicularizados e insultados. O conceito de diferença esteve presente na constituição de “fronteiras” que demarcam as identidades individuais e grupais. O estudo contribui para se analisar o modo como torcedores desenvolvem identidades a partir de clubes de futebol.

Resumo (outro idioma)

El objetivo de este estudio es identificar cómo se utilizan los mecanismos de identificación y la diferencia en la construcción de las identidades de los clubes de fútbol los aficionados interacciones en redes sociales, principalmente de la presencia de los aficionados rivales y cómo son vistos y sentidos por los demás. Con este fin, hemos hecho una comunicación netnografía, lo que nos permite acceder y analizar los fans interacciones sociales de los tres mejores clubes de la ciudad de Recife: Sport, Náutico y Santa Cruz. La recolección de datos se llevó a cabo en la red social Facebook, los perfiles de los principales partidarios de estos clubes (Sportnet, TimbuNet y CoralNet), así como el perfil de los autores. Como resultado, las categorías empíricas revelan el proceso de identificación y la forma en que estos ventiladores dirigen sus inversiones hacia los grupos sociales a los que pertenecen, así como todo el equipo que toque, de las declaraciones de incentivos, exaltación y defensa de su intereses. Estas acciones fortalecen y comparten rasgos comunes al mismo tiempo, cuando los rivales son ridiculizados e insultados. El concepto de la diferencia estuvo presente en la creación de “fronteras” que marcan las identidades individuales y de grupo. El estudio contribuye a examinar cómo los fans desarrollan identidades de los clubes de fútbol.

Abstract

The aim of this study is identify how identification mechanisms and difference are used on football fans’ identity construction in social net interactions, mainly from presence of rival fans and how they are viewed and meant by others. To this end, we undergone a netnography of communication, which enabled us to access and analyze football fans’ social interactions from the three main clubs in the city of Recife: Sport, Náutico and Santa Cruz. Data collection took place on the social network Facebook, at these club’s main fans profiles (SportNet, TimbuNet and CoralNet), as well as at the profile of one of the authors. As a result, the empirical categories revealed identification process as the way these fans directs their participations toward social groups they belong to, as well as around the team they are fans, from demonstrations of encouragement, exaltation and defense of their interests. These actions strengthen and share common traits, while rivals are ridiculed and taunted. The concept of difference was present at the creation of “borders” that demarcate individual e group identities. The study contributes to examine how fans develop identities from football clubs.

Referência

LEãO, André Luiz Maranhão de Souza; FERREIRA, Bruno Rafael Torres; PAIVA JúNIOR, Fernando Gomes de. Identificação e diferença na construção de identidades culturais de torcedores rivais dos três grandes clubes da cidade do Recife: entre a defesa e o ataque em interações sociais virtuais. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 3, n. 2, p. 85-96, 2014.
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