Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1980-6574

Escolinha de Futebol: uma questão pedagógica

Periódico / Revista

Motriz

Número

n. 1

Ano

1996

Volume

v. 2

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Rio Claro

Páginas

p. 36-43

Arquivos

Resumo

O objetivo deste relato é, além de apresentar as experiências da escolinha de futebol da UNICAMP, divulgar um estudo teórico-prático na linha da pedagogia de esportes, que ressalta as questões pedagógicas inseridas num processo de ensino-aprendizagem na iniciação esportiva, mais especificamente em relação à iniciação no futebol. São relatados neste estudo: os princípios pedagógicos, a metodologia, a organização e sistematização dos conteúdos da escolinha de futebol, e, em síntese, propõe-se uma nova pedagogia para o ensino do futebol. Procura-se, também, levantar uma discussão a respeito de qual seria a função das escolinhas de iniciação esportiva. Para isto são trazidos à luz da compreensão as idéias de alguns autores que acreditam que as funções das escolinhas de esportes(futebol) se materializam por meio de uma prática pedagógica, preocupada com um desenvolvimento global de seus alunos,respeitando os seus estágios de crescimento e desenvolvimento, físico e cognitivo, e onde por meio de sua práxis pedagógica transmita muito mais do que o aprendizado de gestos técnico-esportivos.

Referência

SCAGLIA, Alcides José. Escolinha de Futebol: uma questão pedagógica. Motriz. Rio Claro, v. 2, n. 1, p. 36-43, 1996.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A