Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Democracia em preto e branco

Título original / alternativo

Democracia em preto e branco

Ano

2011

Título em inglês

Democracia em preto e branco

Formato do vídeo / especificação

HD

Gênero

Documentário

Duração

90 min.

Produtora

TvZero

País

Brasil

Elenco

Flávio Prado
Roger Moreira
Zenon
Sócrates
Washington Olivetto
Juca Kfoury
Juninho
Casagrande
Marcelo Rubens Paiva
Mario Travaglini
Mauro Beting
Wladimir

Sinopse

A música de abertura, “Núcleo Base”, clássico do grupo paulista Ira!, e a locução de Rita Lee dão indícios do que está por vir: “Democracia em Preto e Branco”, longa dirigido por Pedro Asbeg, retrata um momento único da história do País: como a Democracia Corinthiana – movimento revolucionário futebolístico do início da década de 80 -, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das “Diretas Já” estiveram diretamente ligadas entre si na busca por um Brasil mais livre e democrático.

Além de protagonistas do movimento como Sócrates e Casagrande, o filme traz um luxuoso time de entrevistados, entre eles os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, e personalidades como Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos. “O processo de produção do filme foi incrível. Tive a chance de conhecer muitos ídolos e conversar com eles sobre temas que marcaram minha juventude e que foram essenciais em suas trajetórias, além de ter sido um dos últimos a poder entrevistar o Socrates”, revela Asbeg, sobre o jogador, que faleceu em 2011.

O lançamento do filme coincide com a lembrança de outros dois episódios marcantes, os 50 anos do golpe militar e 30 anos da campanha das “Diretas Já”. Com depoimentos de músicos da geração anos 1980 do rock brasileiro, jornalistas e políticos envolvidos nas campanhas das Diretas, “Democracia” costura o pano de fundo para mostrar o movimento de ativismo político de um dos times de futebol mais populares do país, o Corinthians.

Referência

DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO. Direção: Pedro Asbeg. Brasil. TvZero, 2011. HD.