Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Boleiros 2: vencedores e vencidos

Ano

2006

Formato do vídeo / especificação

DVD

Categoria do filme

Longa metragem

Gênero

Comédia

Duração

88 min.

Produtora

SP Filmes

País

Brasil

Elenco

Lima Duarte
Otávio Augusto
Flávio Miggliaccio
Denise Fraga
Cássio Gabus Mendes                            

Sinopse

Boleiros 2 é um filme sobre o Brasil atual, visto através do futebol.
 
O filme se dá em dois planos. Um, em que se relata a primeira visita que um famoso jogador brasileiro radicado na Europa faz ao Brasil depois que se tornou penta-campeão mundial. É também a primeira visita que esse jogador faz a um empreendimento do qual agora é sócio: o famoso bar do Aurélio, tradicional reduto de “boleiros”.
 
Boleiros 2 é um filme em vários planos de representação.
 
Prioritariamente ele se passa na reinauguração de um bar, famoso reduto de jogadores de futebol, agora contando com novo sócio, Marquinhos, penta-campeão do mundo pela seleção e atual atacante de um milionário time europeu.
 
Nessa instância, aproveitando o dia em que o famoso jogador está visitando seu novo investimento, o filme é quase um documento das transformações pelas quais passou o futebol e seus protagonistas nos últimos anos. Em última análise é um retrato das transformações que a própria sociedade sofreu nesses últimos anos, na medida em que o futebol a representa à perfeição.
 
Trata-se de um desfile de jogadores, empresários, agentes, advogados, jornalistas à cata de noticia e torcedores de todos os matizes e condições sociais.
Tudo se passa nas novas instalações do velho bar, agora “repaginado” de acordo com o gosto dos novos donos.
 
Restou no bar, porém, um pequeno canto onde ainda se reúnem os velhos ex-jogadores que apareceram no primeiro Boleiros e que continuam conversando sobre futebol, vale dizer, contando histórias e experiências. Quando se ocupa deles o filme adquire uma outra face. A face humana da memória, da poesia, e de condutas nas quais o dinheiro representa pouco. Nessa outra instância o filme revisita os valores e as atitudes de uma sociedade que praticamente já não existe mais.
 
Boleiros 2 é novamente um filme fracionado, quase em episódios, várias histórias que perfazem um filme que tem muita comédia, muito drama e muita criatividade. Exatamente como o futebol.

Referência

BOLEIROS 2: VENCEDORES E VENCIDOS. Direção: Ugo Giorgetti. Brasil. SP Filmes, 2006. DVD.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A