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Dissertação

A outra razão

Os presidentes de futebol entre práticas e representações
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal Fluminense

Orientador(a)

Marcos Alvito

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em História

Páginas

232

Arquivos

Resumo

Esta dissertação tem um objetivo de natureza modesta: o de iluminar determinadas práticas e certas representações de uma fração do campo esportivo ainda pouco estudada: a dos presidentes de futebol. Tendo em vista o crescimento exponencial da bibliografia sociológica, antropológica e a historiografia na temática futebolística, observou-se que pouco havia sido dito acerca dos presidentes de futebol. Nesse sentido, tomando como pedra angular a metodologia da história oral, realizei um conjunto de doze entrevistas com presidentes do Clube de Regatas do Flamengo e do Fluminense Futebol Clube [entre 1975-1997] para tentar depreender as categorias fundamentais a partir das quais estes elaboravam seus discursos e construíam determinadas ideias sobre o poder e a política. Dialogando com questões nodais da antropologia política e econômica, a hipótese central construída era de que o ideário da honra e da dádiva fornecia sentido e substância às maneiras de narrar sua ascensão ao poder e de gerir os clubes. Sendo assim, esta dissertação foi dividida numa estrutura tripartite: a primeira parte destinada ao estudo das duas agremiações clubísticas aqui em questão numa perspectiva diacrônica e da formação dos grupos dirigentes enquanto entidade à parte do futebol-espetáculo; a segunda parte pretendia mergulhar nas categorias sincrônicas das entrevistas que apareciam nos discursos como constantes, a independer do tempo, do lugar e do clube; a terceira parte indagava, por sua vez, sobre as possíveis diferenças de “estilo de gestão” a partir da análise dos lugares de memória dos clubes estudados e de dois mandatos de dois presidentes-tipo ideais – Francisco Luiz Cavalcanti Horta e Márcio Baroukel de Souza Braga. (1975-1980).

Palavras-chave: Economia da dádiva; Presidentes de Futebol; História Oral.

Abstract

This dissertation has an objective of modest nature that is to enlighten some practices and certain representations on a fraction still unknown in sports field: the presidents of the soccer clubs. Given the exponential growth of sociological, anthropological and historical bibliography about football, it was noted that very little had been said or written over the presidents of the clubs. In this sense, taking as cornerstone methodology of oral history, conducted a series of twelve, conducted a series of twelve interviews with presidents Clube de RegatasFlamengo and FluminenseFutebolClube [between 1975-1997] to try to infer the fundamental categories from which they drew up his speeches and built some ideas about power and politics. Dialoguing with nodal issues of anthropology and economic politics, the central hypothesis was that built that these key-ideas were erected on honor and gift provided meaning and substance to the ways of narrating his rise to power and manage the clubs. Thus, this dissertation was divided into a tripartite structure: the first part aimed to study the two associations in question here in a diachronic perspective and how an specific groups such as the presidents emerge as an entity side apart from the football spectacle, the second part intended to dive into categories synchronic the interviews that appeared in the speeches as constant, be independent of time, place and the club, the third party inquired in turn about possible differences in “management style” from the analysis of the memory locations of the clubs studied and two terms of two presidents ideals-type – Francisco LuizCavalcantiHorta and MárcioBaroukel de Souza Braga. (1975-1980).

Key-Words: GiftEconomy; Soccer Presidents; Oral History.

Sumário

Abertura, 14

I. Um número limitado de membros: sobre a formação, a ideologia e o recrutamento dos dirigentes das agremiações clubísticas numa abordagem diacrônica: Cavalheiros e jogadores, 26
Clube, escola da virilidade, 37
Tudo é Fla-Flu o resto é paisagem, 46
A simbólica do recrutamento, 55
A síndrome do Cosmos, 64

II. Uuma economia política da honra: o sentido da dádiva entre os dirigentes de futebol numa perspectiva histórico/antropoogica: “Cinco milhão de Matheus”, 65
Cosmologias do dom no universo mercantil, 85
Interseções entre o simbólico e o utilitário, 99
Digressão: Gratidão e ingratidão entre os futebolistas, 106
“Vaidade, teu nome é mulher”, 115
O festival das hierarquias, 120
À procura da filosofia da troca e do poder, 127

III. Cartolas no plural: os modos de governar, os estilos de direção e o clubismo como trama social e simbólica: Os presidentes e a sua magia, 161
Dos documentos aos monumentos, 172
Gilberto Cardoso, o suicídio de amor, 180
Arnaldo Guinle, patrono do Fluminense, 196
Fluminense como vocação: Francisco Horta entre a tradição e a modernidade, 201
Márcio Braga e a formação da Frente Ampla pelo Flamengo, 210

Apito final, 213

Bibliografia, 218

Referência

ROCHA, Luiz Guilherme Burlamaqui Soares Porto. A outra razão: Os presidentes de futebol entre práticas e representações. 2013. 232 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
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