Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2316-932X

Impacto das inovações de marketing na receita de clubes de futebol: o caso do Corinthians

Número

n. 1

Ano

2015

Volume

v. 4

Área de concentração

Gestão do Esporte

Páginas

p. 48-61

Arquivos

Resumo

A utilização do marketing como um dos pilares da gestão esportiva é muito recente, mas já movimenta bilhões em todo o mundo e é apontada como peça-chave para o crescimento da indústria do futebol. Uma gama de novos produtos e serviços associados ao espetáculo esportivo vêm sendo oferecidos pelos clubes de futebol aos consumidores do esporte, gerando novas fontes de receitas. O objetivo principal deste artigo foi explorar novas fontes de receita, conhecidas como inovações de marketing, do Sport Club Corinthians Paulista, no período de 2007 a 2012. Realizou-se um estudo exploratório, por meio da análise de documentos coletados durante a pesquisa exploratória, nos quais foram selecionadas informações relativas ao período de 2008 a 2012 e confrontadas com o Balanço do Clube no mesmo período (Relatórios de Sustentabilidade GRI). Os resultados mostram que o clube ampliou consideravelmente as receitas derivadas de sua marca, porém o impacto das inovações de marketing, no período analisado, ainda foi pequeno. O que sugere que há um caminho ainda a ser trilhado rumo ao objetivo de equiparar-se aos grandes times internacionais.

Resumo (outro idioma)

El uso del marketing como uno de lós pilares de la gestión deportiva es muy reciente, pero ya se mueve miles de millones en todo el mundo y es visto como un jugador clave para el crecimiento de la industria del fútbol. Una gama de nuevos productos y servicios asociados con el espectáculo deportivo están siendo ofrecidos por los clubes de fútbol a los consumidores de los deportes, la generación de nuevas fuentes de ingresos. El objetivo principal de este trabajo fue explorar nuevas fuentes de ingresos, conocidas como las innovaciones de marketing, el Sport Club Corinthians Paulista, de 2007 a 2012. Se realizó un estudio exploratorio, a través del análisis de los documentos recopilados durante la investigación exploratoria, en el que se seleccionaron información para los años 2008-2012 y se compararon con el club del oscilación en el mismo período (GRI Sustainability Reporting). Los resultados muestran que el club ha ampliado significativamente los ingresos derivados de su marca, pero el impacto de las innovaciones de marketing durante el período analizado, todavía era pequeño. Esto sugiere que aún queda camino por recorrer hacia el objetivo de equiparar a los grandes equipos internacionales.

Abstract

The use of marketing as a mainstay of sports management is very recent, but already moves billions around the world and is seen as a key element for the growth of the football industry. A range of new products and services associated with the sporting spectacle have been offered by football clubs to consumers of sport, generating new sources of revenue. The main objective of this article was to evaluate the impact of new revenue sources, known as marketing innovations, the Sport Club Corinthians Paulista, in the period 2007-2012. Conducted a descriptive exploratory study, through the analysis of documents collected during exploratory research, in which information was selected to the period from 2008 to 2012 and compared with the Swing Club in the same period (GRI Sustainability Reports). The results show that the club has significantly expanded the revenues derived from its brand, but the impact of marketing innovations in the period analyzed, it was still small. This suggests that there is still a path towards the goal to equate to large international teams to be followed.

Referência

GARCIA, Sheila Farias Alves; LOUZADA, Roberto; GALLI, Lesley Carina do Lago Attadia; BARBOSA, Alison de Lima dos Santos. Impacto das inovações de marketing na receita de clubes de futebol: o caso do Corinthians. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 4, n. 1, p. 48-61, 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A