Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1982-6672

A invasão corinthiana –Rio, 05 de dezembro de 1976

Número

n. 9

Ano

2010

Área de concentração

Ciências Sociais

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 114-127

Arquivos

Resumo

Este trabalho analisa fenômenos em torno uma partida de futebol, entre Corinthians e Fluminense em dezembro de 1976, na qual ocorre o maior deslocamento de torcedores que se conhece na história do Brasil: entre 60 e 70 mil. Emerge dessa partida e da presença dos corinthianos no Rio de Janeiro os mais diversos aspectos de um país sob uma ditadura militar, assim como emerge uma cidade como São Paulo, palco de um fervor cívico-esportivo pouca vezes visto. E o Rio de Janeiro, uma “cidade invadida”. 

Abstract

This work analyzes phenomena in lathe a soccer start, between Corinthians and Fluminense in December of 1976, in which occurs the biggest shift of supporters that if knows in the history of Brazil: between 60 and 70. It emerges of this start and the presence of the corinthianos in Rio de Janeiro the most diverse aspects of a country under a military dictatorship, as well as emerges a city as São Paulo, stage of a civicesportivo fervor few times seen. And the Rio de Janeiro, an “invaded city”. 

Referência

NEGREIROS, Plínio Labriola. A invasão corinthiana –Rio, 05 de dezembro de 1976. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política. São Paulo, n. 9, p. 114-127, 2010.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A