60/30 – Conquistas do futebol brasileiro

Data início: 31/12/1969Data de encerramento: 31/12/1969Horário de início: 09:30Local: Sesc 24 de Maio | Convivência (3º andar) e Esportes (8º andar)

60_30

No ano em que se realiza a 21ª edição da Copa do Mundo, a exposição apresenta como a seleção brasileira conquistou seu primeiro título mundial e como se deu a primeira convocação oficial da seleção feminina. São duas trajetórias distintas dentro do mote de maior apelo mundial: o futebol.

Para além das efemérides, as duas conquistas conversam de forma singular dentro de aspectos relacionados ao desenvolvimento do futebol brasileiro. Se a seleção masculina galgou 28 anos até levantar sua primeira taça de Copa do Mundo, contando com todo o aparato estrutural para sua formação campeã, a seleção feminina se formou oficialmente após anos de proibição imposta por uma legislação que desqualificava o poder esportivo das mulheres.

São 30 anos que separam duas importantes conquistas para o futebol brasileiro e mundial. As duas seleções, em suas formações, contavam com atletas notavelmente habilidosos, com histórias de vida dentro e fora do esporte que merecem nota e reverência. Traçar o paralelo da construção destas histórias que, neste momento, convergem para a análise das estruturas concebidas para o esporte praticado por homens e mulheres é oportuno por vivermos tempos de fortalecimento do futebol feminino e das pautas feministas.

A produção e curadoria é da jornalista Lu Castro.

Veja também:
    • 16 de abril de 2024

      Bola e Câmera: ferramentas alfabetizadoras em habilidades sociais

      • 15 de abril de 2024

        Da “mamãe Globo” à “revolução” da CazéTv: Padrão tecnoestético como barreira na exibição do futebol

        • 15 de abril de 2024

          Le sport, un théâtre d’affrontements de la Guerre froide